top of page

ponto de Luz

Luz Henriques

 
  Depois de lançada a pedra basilar, precedem-se os traços, as cores e as texturas. A magia acontece! O mago usa toda a sua essência para transmitir o que lhe vai na alma e, secretamente, deixar uma mensagem codificada ao cuidado de cada um. A esta dádiva sem precedentes podemos apelidar de alquimia, uma vez que, dessa partilha despretensiosa, resulta um sem-fim de transformações na ótica de quem se permite inebriar.
 

ponto de Luz

Luz Henriques

“Ponto de luz” 

 Parece-me bastante redutor para aquilo que melhor traduz a alma da artista Luz Henriques. A origem de tudo começa sempre por um ponto, o ponto de partida delineado na ordem e desordem do processo criativo. 

  • Facebook
  • Instagram

O domínio do ponto de luz da artista é surreal, fá-lo com cores quentes e vibrantes, demonstrando uma grande versatilidade, seja com o mar como fonte de inspiração ou com a luminosidade reconfortante do sol. Aliadas ao talento indiscutível, as mensagens tatuadas em cada tela, são de um calibre que merece as maiores reverências. Poderia destacar: Gota de Água, Equilíbrio e Ordem, Cúpula, As Flores Crescem Sós, A Eternidade Num Instante… Mas não estaria a ser coerente comigo própria. 

Toda esta seleção é pautada por “Pontes de luz” e não pontos. Está, inegavelmente, repleta de pontes que nos ligam e fazem querer ir mais além. Fernando Pessoa escreveu: “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Sem mestria para dizer melhor, eu digo que descobrir estas pontes, foi o que de melhor me aconteceu.

Texto - Suzete Fraga

  • Facebook
  • Instagram
Luz Henriques - portrait.jpg

Conheça a artista

Luz Henriques

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

A artista Luz Henriques é natural da Cidade de Câmara de Lobos Ilha da Madeira e tem formação em Artes Visuais e Artes Aplicadas A sua carreira artística é até os dias de hoje pautada pela excelência no domínio técnico e artístico nas áreas da Tapeçaria tridimensional contemporânea, cerâmica, azulejaria e pintura s/tela. Encontra-se representada em muitas colecções particulares, nacionais e internacionais e a sua obra é referenciada em vários livros de Arte Portuguesa Contemporânea de grande prestígio a saber: Livro de Arte”70Cavaquinhos 70 Artistas “,Livro “Sinergias do Corpo e da Alma” Vinte anos de carreira da artista Luz Henriques autor José-Luís Ferreira, Livro ”Pintura contemporânea Portuguesa 100 pintores” e1ª Edição do Livro de ouro de arte Contemporânea. Foi distinguida com alguns prémios de mérito na categoria das artes plásticas a nível nacional e internacional destacando o prémio com certificado de distinção na categoria de pintura na Bienal Internacional de Malta onde participaram 105 países. Tem sido citada em vários programas televisivos como uma artista que conquista palmo a palmo um público de elevada exigência crítica.

bottom of page