"Vida de Cão"
Luz Henriques
A essência da arte assenta na multiplicidade de interpretações que um artista é capaz de recriar. É nesta versatilidade que Luz Henriques metamorfoseia as suas perceções através da fusão de estilos e profusão de técnicas adquiridas ao longo da sua carreira, produzindo uma arte plural e dinâmica.
"VIDA DE CÃO" é o título desta exposição e estes trabalhos refletem uma intenção da artista em desconstruir a harmonia entre a personagem e a raça do cão numa fusão de dois mundos tão distintos, com a intenção crítica de outorgar um propósito lúdico e crítico.
Ao longo dos séculos, o cão é sinónimo de fidelidade e companheirismo e tem sido retratado em diversas culturas como símbolo de coragem, sociabilidade, lealdade e inteligência. Apesar dos cães não falarem, este facto não os torna incomunicáveis, pelo contrário, eles comunicam através de diferentes expressões faciais, essencialmente pelo olhar, para demonstrar as suas emoções, considerando que os seres humanos e os cães compartilham esta função cognitiva social.
A expressão “Vida de Cão” assemelha-se à de alguns humanos que vivem amarrados, sem liberdade e que enfrentam as vicissitudes da vida. Partindo destes pressupostos, retratar um cão é uma tarefa complexa e Luz Henriques ilustra-a de forma singular, porquanto vai amalgamar a imagem canina às caraterísticas das vidas artísticas e científicas das personagens retratadas que ficaram para sempre na história do mundo.
Esta coleção de peças artísticas, de cariz acentuadamente figurativas, resulta de um conjunto de valências artísticas que perduram quase há trinta anos, porquanto a particularidade da arte de Luz Henriques atravessa o minimalismo desembocando no hiper-realismo da filosofia da arte contemporânea.
texto: Diva Castro
Conheça a artista
Luz Henriques
A artista Luz Henriques é natural da Cidade de Câmara de Lobos Ilha da Madeira e tem formação em Artes Visuais e Artes Aplicadas A sua carreira artística é até os dias de hoje pautada pela excelência no domínio técnico e artístico nas áreas da Tapeçaria tridimensional contemporânea, cerâmica, azulejaria e pintura s/tela. Encontra-se representada em muitas colecções particulares, nacionais e internacionais e a sua obra é referenciada em vários livros de Arte Portuguesa Contemporânea de grande prestígio a saber: Livro de Arte”70Cavaquinhos 70 Artistas “,Livro “Sinergias do Corpo e da Alma” Vinte anos de carreira da artista Luz Henriques autor José-Luís Ferreira, Livro ”Pintura contemporânea Portuguesa 100 pintores” e1ª Edição do Livro de ouro de arte Contemporânea. Foi distinguida com alguns prémios de mérito na categoria das artes plásticas a nível nacional e internacional destacando o prémio com certificado de distinção na categoria de pintura na Bienal Internacional de Malta onde participaram 105 países. Tem sido citada em vários programas televisivos como uma artista que conquista palmo a palmo um público de elevada exigência crítica.