top of page
  • Foto do escritorJoão Côrte

Francisco Goya - O Gênio da Pintura Espanhola

Francisco Goya é um dos artistas mais importantes da história da pintura espanhola e um dos mais originais e controversos de todos os tempos. Ele é conhecido por suas pinturas sombrias e realistas, que retratam a vida na Espanha do final do século XVIII e início do XIX. Goya foi um dos primeiros artistas a trabalhar com temas sociais e políticos, e sua obra teve um impacto significativo na arte moderna.


Infância e início da carreira

Goya nasceu em Fuendetodos, Espanha, em 1746. Ele começou a estudar pintura aos 14 anos e, em 1771, mudou-se para Madri para trabalhar como pintor da corte. Durante seus primeiros anos em Madri, Goya trabalhou principalmente em retratos e cenas da vida cotidiana.


A ascensão ao sucesso

Em 1786, Goya foi nomeado pintor da corte pelo rei Carlos III, e sua carreira começou a decolar. Ele continuou a pintar retratos e cenas da vida cotidiana, mas também começou a trabalhar em grandes projetos, como os afrescos da Capela Real de San Antonio de la Florida. Sua pintura mudou gradualmente, tornando-se mais sombria e realista.


Temas sociais e políticos

Nos anos seguintes, Goya continuou a trabalhar em projetos importantes, como a série de pinturas intitulada "Os Desastres da Guerra", que retrata as atrocidades da Guerra Peninsular. Ele também criou a série de gravuras "Los Caprichos", que satiriza a sociedade espanhola da época. Estes trabalhos foram muito controversos na época e alguns foram censurados.


Últimos anos e legado

Goya deixou de trabalhar como pintor da corte em 1819 devido a problemas de saúde e passou seus últimos anos em Bordeaux, na França. Ele morreu em 1828. Goya é amplamente considerado um dos gênios da pintura espanhola e sua obra teve um grande impacto na arte moderna. Suas pinturas e gravuras são exibidas em museus de todo o mundo.


Onde encontrar a arte de Goya

As obras de Goya podem ser encontradas em vários museus em todo o mundo, incluindo o Museu do Prado em Madri, o Museu Guggenheim em Nova York e o Museu do Louvre em Paris. Há também várias galerias on-line que vendem reproduções de suas obras.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kazimir Malevich - O Pai do Suprematismo

Kazimir Malevich foi um artista russo que é conhecido como o pai do suprematismo. Nascido em Kiev em 1879, Malevich desenvolveu um estilo único de arte abstrata que se concentra em formas geométricas

Paul Gauguin - O Artista da Exotismo e Cor

Paul Gauguin foi um artista francês que é conhecido por suas pinturas exóticas e coloridas. Nascido em Paris em 1848, Gauguin começou sua carreira como corretor da bolsa antes de se dedicar à arte. El

Edvard Munch - A Expressão da Alma

Edvard Munch foi um dos mais importantes artistas do final do século XIX e início do século XX. Nascido em Løten, Noruega, em 1863, Munch se tornou conhecido por suas pinturas e gravuras expressivas q

Kommentare


bottom of page