top of page
  • Foto do escritorJoão Côrte

Kazimir Malevich - O Pai do Suprematismo

Kazimir Malevich foi um artista russo que é conhecido como o pai do suprematismo. Nascido em Kiev em 1879, Malevich desenvolveu um estilo único de arte abstrata que se concentra em formas geométricas básicas, como quadrados e círculos, em um arranjo não figurativo.


Infância e início da carreira

Malevich nasceu em uma família pobre em Kiev. Ele estudou arte em Moscou e se tornou um membro ativo do movimento artístico vanguardista russo. Em 1915, Malevich criou sua obra mais famosa, a "Quadrado Preto", que consiste em um quadrado preto sobre um fundo branco.


O suprematismo

Malevich é conhecido como o pai do suprematismo porque foi um dos primeiros artistas a explorar a arte abstrata não representacional. Ele acreditava que a arte deveria se concentrar em formas básicas e cores primárias, em vez de tentar representar a realidade. Seu trabalho foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo, e ele é conhecido por seu uso de formas geométricas em suas pinturas.


O período pós-revolução russa e o final da carreira

Após a revolução russa de 1917, Malevich se tornou um professor na Vitebsk Art School, onde continuou a desenvolver seu estilo artístico e sua teoria do suprematismo. Ele também se envolveu com o grupo UNOVIS, que buscava estabelecer uma nova ordem social e cultural na União Soviética. Malevich continuou a criar arte abstrata até sua morte em 1935.


Legado e influência

O trabalho de Malevich teve um impacto significativo na arte do século XX e continua a inspirar artistas abstratos até hoje. Ele é considerado um dos fundadores do suprematismo e suas teorias influenciaram muitos artistas posteriores, incluindo Piet Mondrian e o grupo De Stijl. Suas obras são exibidas em museus e galerias em todo o mundo.


Onde encontrar a arte de Malevich

A arte de Malevich pode ser encontrada em várias galerias e museus em todo o mundo, incluindo a Galeria Tretiakov em Moscou, o Museu Estatal de Belas Artes Pushkin em São Petersburgo, e o Museu de Arte Moderna de Nova York. As reproduções de suas obras também estão amplamente disponíveis em galerias on-line.

Posts recentes

Ver tudo

Francisco Goya - O Gênio da Pintura Espanhola

Francisco Goya é um dos artistas mais importantes da história da pintura espanhola e um dos mais originais e controversos de todos os tempos. Ele é conhecido por suas pinturas sombrias e realistas, qu

Paul Gauguin - O Artista da Exotismo e Cor

Paul Gauguin foi um artista francês que é conhecido por suas pinturas exóticas e coloridas. Nascido em Paris em 1848, Gauguin começou sua carreira como corretor da bolsa antes de se dedicar à arte. El

Edvard Munch - A Expressão da Alma

Edvard Munch foi um dos mais importantes artistas do final do século XIX e início do século XX. Nascido em Løten, Noruega, em 1863, Munch se tornou conhecido por suas pinturas e gravuras expressivas q

Comments


bottom of page