top of page
  • Foto do escritorJoão Côrte

Wassily Kandinsky - O Pai do Abstracionismo

Wassily Kandinsky foi um artista russo que se tornou conhecido como o pai do abstracionismo. Nascido em Moscou em 1866, Kandinsky começou sua carreira como professor de direito antes de se dedicar totalmente à arte. Ele é conhecido por suas pinturas abstratas, que exploram a relação entre cores e formas em um estilo único e inovador.


Infância e início da carreira

Kandinsky nasceu em uma família de classe média alta em Moscou. Ele estudou direito e economia na Universidade de Moscou e tornou-se professor de direito em 1895. No entanto, ele também desenvolveu um interesse na arte e começou a estudar pintura em 1896. Em 1901, ele se mudou para Munique para estudar na Academia de Belas Artes.


O desenvolvimento do abstracionismo

Kandinsky é conhecido como o pai do abstracionismo porque foi um dos primeiros artistas a criar obras que não representam objetos reconhecíveis. Ele acreditava que as formas e cores em uma pintura deveriam criar uma experiência emocional para o espectador, em vez de apenas representar a realidade. Suas primeiras obras abstratas foram influenciadas pelo movimento expressionista e pelo fauvismo.


O período Bauhaus e o final da carreira

Em 1922, Kandinsky foi convidado para se juntar à escola de arte e design Bauhaus em Weimar, Alemanha, onde se tornou professor. Durante este período, ele desenvolveu sua teoria do abstracionismo e escreveu vários livros sobre arte e estética. Ele deixou a Bauhaus em 1933, quando a escola foi fechada pelos nazistas. Kandinsky passou o resto de sua vida em Paris, onde continuou a pintar até sua morte em 1944.


Legado e influência

O trabalho de Kandinsky teve um impacto significativo na arte do século XX e continua a inspirar artistas abstratos até hoje. Ele é considerado um dos fundadores do abstracionismo e suas teorias influenciaram muitos artistas posteriores, incluindo Piet Mondrian e Kazimir Malevich. Suas obras são exibidas em museus e galerias em todo o mundo.


Onde encontrar a arte de Kandinsky

A arte de Kandinsky pode ser encontrada em várias galerias e museus em todo o mundo, incluindo o Museu Solomon R. Guggenheim em Nova York, a Galeria Nacional de Arte em Washington, DC, e o Museu Hermitage em São Petersburgo. As reproduções de suas obras também estão amplamente disponíveis em galerias on-line.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kazimir Malevich - O Pai do Suprematismo

Kazimir Malevich foi um artista russo que é conhecido como o pai do suprematismo. Nascido em Kiev em 1879, Malevich desenvolveu um estilo único de arte abstrata que se concentra em formas geométricas

Francisco Goya - O Gênio da Pintura Espanhola

Francisco Goya é um dos artistas mais importantes da história da pintura espanhola e um dos mais originais e controversos de todos os tempos. Ele é conhecido por suas pinturas sombrias e realistas, qu

Comments


bottom of page